Dicas para Escolher Artes para sua Casa

Obras de arte são algumas das melhores maneiras de expressar quem você é para os seus convidados, pois dão muita personalidade aos cômodos. Quando você estiver escolhendo obras de arte para sua casa, tenha em mente essa lista de dicas:

Escolhendo Artes

1. Selecione as paredes mais importantes e visíveis em sua casa para pendurar suas obras de arte. Afinal, as obras que você decidiu levar para casa são importantes e merecem lugares de destaque. Não é necessário para pendurar um quadro em cada parede. Ter apenas uma ou duas obras no ambiente ajudar a mantê-las em destaque, atraindo o olhar.

2. Espelhe o formato da parede. Se você tem uma longa parede horizontal, pendure peças compridas horizontalmente nesta parede. Se você tem uma parede mais esguia que quer destacar, coloque uma peça que é estreita e vertical, que preencha bem este espaço. Ao acentuar a altura ou comprimento da parede, você pode fazer com que o cômodo pareça maior.

3. Não tenha medo de usar todo o espaço disponível de uma parede preenchendo-a por inteiro. Uma grande obra de arte bem utilizada dá uma aparência especial ao cômodo e ainda valoriza o imóvel como um todo.

4. Cores são importantes. Por isso, pense sobre a sensação de uma cor causa antes de colocá-la em destaque na sua casa. Azul e verde são cores serenas que remetem a descanso e relaxamento. Por isso, podem ser boas para quartos, por exemplo. Já cores fortes, como vermelho e laranja, podem ficar melhor numa sala de estar, de jantar ou na cozinha.

5. Não deixe o estilo arquitetônico de sua casa ditar o estilo das obras de arte que você tem em casa. A arte contemporânea pode ser maravilhosa para um ambiente tradicional e muitas vezes tem um impacto muito maior sobre um cômodo do que uma paisagem tradicional teria.

6. Varie as texturas das peças usadas em um mesmo cômodo. Se você tem uma fotografia num quadro de vidro numa parede, escolha uma tela para outra. A utilização de várias texturas em um mesmo cômodo enriquece a decoração e alimenta os vários sentidos, além de apenas o olhar.

7. Um quadro pode servir como uma ponte entre a arte e o ambiente. Ao selecionar um quadro, é importante que ele complemente os espaços e contribua com a decoração da casa como um todo. A arte enriquece muito qualquer imóvel e pode ajudar a criar contrastes ou ressaltar características dos diferentes cômodos.

8. Jogue com a iluminação da sala, movendo-a para destacar suas peças de arte. Um belo quadro bem iluminado cria uma atmosfera de galeria de arte, atraindo os visitantes, além de muitas vezes servir como assuntos para conversas. Uma obra de arte em destaque mostra que você tem orgulho da peça e de suas escolhas.

9. Ao utilizar quadros com coberturas de vidro, cuidado com o brilho que incide sobre a peça. Em geral, o excesso de luz sobre uma peça de vidro gera ofuscamento, o que atrapalha a contemplação da obra. Uma boa saída é utilizar vidro oco, superfície antirreflexiva, muito utilizado também em museus, pois dessa forma nem a luz natural atrapalha a beleza da obra de arte.

10. Escolha o que você gosta, não o que te dizem que é bonito. Afinal, tão importante quanto combinar uma obra de arte com o ambiente ou utilizá-la para destacar o espaço é escolher algum que temos prazer de olhar. Obras de arte não são peças descartáveis e costumam custar caro, o que nos faz mantê-las em exposição por muito tempo. E ninguém quer passar anos olhando para algo que não tem uma estética agradável.

 

Fonte: www.decoracaoideal.com.br